Como peça crucial de hardware para a exibição de imagens, os monitores possuem parâmetros que incluem, entre outros, taxa de atualização, ângulo de visão e contraste. No entanto, estes são, na verdade, determinados pelo próprio painel do monitor. Então, quais são os diferentes tipos de painéis monitor e quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Hoje, discutiremos brevemente os painéis de monitor sob quatro perspectivas.
Os Conceitos de LED e LCD
Por que LCD e LED são listados juntos?

LED é, na verdade, um tipo de tela LCD. LCD significa Liquid Crystal Display (Display de Cristal Líquido). A estrutura de uma tela LCD pode ser vista na figura acima. A única diferença entre telas de LED e LCD está na fonte de luz na camada inferior da tela.
O LCD utiliza uma lâmpada fluorescente de cátodo frio (LFC), enquanto as telas de LED utilizam diodos emissores de luz (LEDs). Além da fonte de luz, os outros componentes são os mesmos do LCD, portanto, as telas de LED são classificadas como LCDs. As telas de LED estão na mesma classe das telas de LED, mas são menos utilizadas.
Além das diferentes fontes de luz, também existem diferenças de desempenho entre os dois.
A desvantagem de usar CCFL como retroiluminação é que ela consome mais energia do que LEDs, mas a vantagem é uma melhor renderização de cores.
Os monitores LCD que usam LED como retroiluminação, por outro lado, podem atingir alto brilho, sendo finos e leves devido ao tamanho pequeno e ao baixo consumo de energia dos LEDs. No entanto, sua desvantagem é que a renderização de cores é inferior à da retroiluminação CCFL.
Os monitores LCD gráficos profissionais geralmente usam CCFL tradicional como retroiluminação.
IPS Display VS LED
Para os usuários, esses dois conceitos são facilmente confundidos.
IPS e LED são componentes diferentes de um painel de monitor e, portanto, conceitos distintos.
IPS é um tipo de painel de cristal líquido que proporciona amplos ângulos de visão e alta precisão de cores, organizando as moléculas de cristal líquido horizontalmente. Ele requer uma retroiluminação LED para exibir imagens e é considerado uma versão avançada das telas LCD.
Telas de LED são telas LCD que utilizam lâmpadas LED como retroiluminação. Substituindo as tradicionais retroiluminações CCFL, elas oferecem maior brilho, estrutura mais fina e menor consumo de energia.
Quais são os melhores painéis de monitor? – Sobre TN, VA e IPS
Agora que esclarecemos as diferenças entre LCD e LED, e os painéis por trás dos LCDs? Como já discutimos, os painéis LCD são categorizados em TN, VA e IPS.
Se você é um gamer hardcore, sem dúvida já ouviu falar dos painéis TN (Twisted Nematic). Oferecendo o tempo de resposta mais rápido e a maior taxa de atualização, os painéis TN são os primeiros dos três tipos (surgindo em 1972), e seu propósito original não era atingir altas taxas de atualização e tempos de resposta rápidos.
Quando os painéis LCD foram lançados, eles eram caros e difíceis de produzir em massa. Portanto, os fabricantes mudaram de estratégia e fizeram algumas modificações na tecnologia dos painéis. Simplificando, a estrutura do painel foi simplificada (uma versão simplificada de um LCD), reduzindo significativamente os custos de produção, mas às custas da reprodução de cores.
Graças à menor quantidade de saídas em escala de cinza e à maior velocidade de rotação das moléculas de cristal líquido, os painéis TN oferecem as vantagens mais óbvias: seu tempo de resposta e taxa de atualização inerentemente altos. São precisamente essas vantagens que os tornam a escolha preferida da maioria dos jogadores profissionais de FPS.
As vantagens extremas dos painéis TN também trazem desvantagens significativas. Não apenas a exibição de cores é imprecisa, mas o ângulo de visão também é extremamente estreito. Se você inclinar os olhos, mesmo que ligeiramente, a tela fica bastante branca, quase como olhar para negativos de filme. Mas, pensando bem, essa não é uma maneira de ajudar os jogadores a manter um ângulo de visão saudável?

Vamos falar sobre painéis VA (Alinhamento Vertical). Os painéis VA são mais parecidos com o oposto dos TN, oferecendo maior contraste de cores, pretos mais puros, uma imagem mais detalhada e ângulos de visão aceitáveis. No entanto, sua desvantagem é o tempo de resposta lento (GTG: acima de 10 ms-20 ms), o que pode causar alguns artefatos em jogos FPS.
Mesmo que você não seja um usuário avançado de telas, provavelmente já ouviu falar de painéis IPS (In-Plane Switching). Os painéis IPS oferecem excelente qualidade geral, proporcionando os ângulos de visão mais amplos, tempos de resposta aceitáveis e excelente reprodução de cores. No entanto, o IPS também sofre de uma falha de longa data: vazamento de luz. Esse problema comum é causado pelo processo de fabricação e pelo material da tela. É claro que muitos fabricantes estão trabalhando para melhorar esse problema por meio de embalagens e processos de fabricação aprimorados. De modo geral, o vazamento de luz em telas IPS é normal, desde que não seja muito exagerado.
Se usado como paineis de monitoramento, recomenda-se um painel IPS. Ele é adequado para aplicações de monitoramento de edição de imagem e vídeo e pode manter imagens nítidas mesmo em ambientes com muita luz. Confirme se o monitor suporta interfaces de entrada de sinal específicas para segurança, como BNC.
Resumo de Prós e Contras:
As telas TN têm o tempo de resposta mais rápido, seguidas pelas telas IPS e, por fim, pelas telas VA.
As telas IPS têm os melhores ângulos de visão, seguidas pelas telas VA, sendo as telas TN os piores.
As telas VA têm o melhor contraste, seguidas pelas telas IPS, sendo as telas TN os piores.
As telas IPS têm a melhor reprodução de cores, seguidas pelas telas VA, sendo as telas TN os piores.
As telas IPS têm o pior controle de vazamento de luz, enquanto as telas VA têm menos vazamento de luz e as telas TN praticamente não têm vazamento de luz.

Tenho certeza de que alguns de vocês estão se perguntando: e as telas OLED? As telas OLED usam pixels autoluminescentes, que podem atingir pretos verdadeiros e alto contraste. Suas únicas duas desvantagens são o risco de burn-in e o alto preço. Fora isso, suas especificações são de primeira linha.
No entanto, existem problemas com burn-in e cintilação.
Os três tipos de telas LCD têm suas próprias vantagens distintas: as telas TN oferecem altos tempos de resposta e taxas de atualização, as telas VA oferecem alto contraste e as telas IPS oferecem um equilíbrio entre os três. Se você não tem uma necessidade específica, pode sempre optar por IPS. No entanto, o IPS agora tem mais tipos de painéis subdivididos, então algumas telas IPS são vendidas a preços muito baixos, mas você ainda precisa saber qual é o tipo delas. Para usuários que atendem a essas necessidades, as telas OLED são uma opção óbvia.